Jenny Han,

Resenha: Para Todos Os Garotos Que Já Amei

sábado, julho 25, 2015 Duda 4 Comments


Olá, eu sou a Duda! Para esse primeira postagem pensei em postar algo relacionado a mim, uma TAG, uma apresentação, qualquer coisa para que me conhecessem melhor, mas resolvi postar logo a resenha de um livro INCRÍVEL que li no último final de semana e deixar para que me conheçam aos poucos, ou depois em um post específico. Porque é para isso que estou aqui, certo? Para falar de livros e séries e indicá-las para você. É um YA, um romance levinho e uma leitura super-rápida. Recomendo que todas leiam porque valeu muito a pena para mim!
Antes de tudo, vou colocar a sinopse aqui para quem nunca ouviu falar dele, se interessar-se, clique em "leia mais" e seja feliz!

Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Conheci esse livro por um canal literário que acompanho no Youtube e fiquei empolgadíssima com a história. Vi algumas resenhas em vídeo e passou. Minha única vontade era ter essa capa maravilhosa na estante o mais rápido possível, mas não tinha interesse na história em si.
Eu tenho uma mania estranha de que todo livro que adiciono a minha "wishlist", adiciono na minha biblioteca no Wattpad. Para quem não sabe, Wattpad é uma plataforma em que você pode postar e ler histórias. E há quase todo livro do mundo lá. Sério, de clássicos a YA's, biografias e fanfics. E é gratuito. Enfim, adiciono os livros lá e se eu não conseguir comprar ($$$) leio ali mesmo. Claro que é diferente ter o livro em mãos, a sensação é muito melhor (pelo menos para mim). Na madrugada de sexta-feira, eu, sem sono, fui ler o livro pelo celular mesmo.
Sabe o que é se apegar a uma história e não largar ela nem pra ir ao banheiro? Pois foi isso que aconteceu comigo. Eu estava numa ressaca literária horrorosa depois de ter começado "O Beijo das Sombras" (Vampire Academy) e nenhum livro me prendia mais. E então surge esse monte de personagens maravilhosos: Lara Jean, Kitty, Josh, Peter, Chris... Ah, é muito amor!
Vamos logo a resenha!

"Estou sempre me perguntando sobre os "e se...", sobre o caminho não tomado"


O livro, como a resenha já diz, vai nos contar a história de Lara Jean, narrada em primeira pessoa. Lara Jean é a intermediária entre duas irmãs; Kitty, a mais nova, e Margot, a incrível e responsável irmã mais velha. A mãe delas faleceu há algum tempo atrás e elas vivem com o pai, um médico muito atarefado mas muito bom pai. Elas são as irmãs Song e você vai querer ser uma delas, não estou brincando.
Josh é o vizinho e ex namorado de Margot, melhor amigo de Lara Jean e quase que um irmão mais velho para Kitty. Tem horas que você quer levá-lo para o altar, em outras ele é a coisa mais irritante e ciumenta do mundo. Josh não sabe muito bem o que sente e eu quero muito saber o que será dele no próximo livro.

"Ela não pertence a ninguém"

"A garota dos mapas, dos livros de viagem e dos planos"
Ouvi alguém falando que ler esse livro é como estar na nuvem mais fofa e mais alta do céu, uma nuvem rosa de algodão doce...

O começo do livro nos mostra a partida de Margot para estudar na Escócia e o término de seu relacionamento com Josh (mini spoiler). Lara Jean se vê tendo que tomar o lugar da irmã em casa, com mais responsabilidades e com o papel de irmã mais velha. Ela acha que as coisas não poderiam ficar piores para ela, já que Josh, seu melhor amigo e agora ex-namorado de sua irmã, anda sendo um obstáculo em sua vida e ela começa a o evitar.
Quando as cartas de Lara Jean são enviadas, o primeiro garoto a ir falar com ela é Peter. O cara em que deu seu primeiro beijo... Peter é o típico garoto bonito, que é idolatrado por várias garotas do colégio e namora uma das mais bonitas. Ele tem um jeito ignorante e insensível, mas ao passar a conviver mais com ele, Lara Jean percebe que não é nada desse jeito. Depois Josh vai falar com ela e conta coisas do passado que mexem com a cabeça - e com o coração - de Lara Jean.

"Eu apaguei sua foto do meu telefone; eu apaguei seu número. Pensei que se eu o deletasse o suficiente, seria como se nada disso tivesse acontecido e meu coração doeria menos" - não direi sobre quem ela fala, seria outro spoiler-


Eu não dei muita expectativa para esse livro e ele me surpreendeu. Claro que nem tudo são rosas, queridos e queridas, vou dizer o que não gostei. Eu esperava que houvesse mais suspense e um motivo maior (e mais válido) para as cartas terem sido enviadas. Apesar de que isso é um YA e esse tipo de livro não tem muito mistério nem coisas do gênero. Também tiveram vezes em que eu achei a Lara Jean imatura. Não sou ninguém para julgar gente, tenho 14 anos, mas algumas atitudes e alguns pensamentos dela me deixaram irritada.
Eu também adorei a escrita da autora, dava a impressão de que, quando aquilo não estava acontecendo com você, era a própria Lara Jean te contando a história dela. E que não teve enrolação, sabe? Não tivemos drama pela mãe dela (não sou insensível, sei que ela morreu, mas o livro não era focado nisso, e não focou) o que foi ótimo.

Não dá pra falar muito desse livro porque ele é pequeno e cheio de detalhes que se eu contasse, estragaria toda a magia. Mas é um livro delicioso de se ler, como eu já disse, levinho, um daqueles livros de um dia. Haverá um segundo livro que será publicado aqui no Brasil no final desse ano ou começo do ano que vem. Espero que tenham gostado! Beijinhos!!!


Comprar o livro:

You Might Also Like

4 comentários:

  1. Oi Duda!
    Uma resenha e sempre uma ótima maneira de começar. Já tem um tempinho que estou querendo ler esse livro mesmo antes de ser lançado aqui no Brasil. Algo na premissa dele chamou muito a minha atenção. Gostei bastante dos seus comentários e me deixaram mais curiosa para iniciar logo essa leitura.

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que ler me diga o que achou. Eu gostei bastante! Visitei seu blog, é lindo <3 Obrigada por ler <3

      Excluir
  2. Cheguei a ver fotos desse livro no facebook. Apesar de me deixar curiosa não me pareceu tão bom.
    Mas gostei da sua resenha.
    Bem-vinda Duda.

    Beijos

    Ana - http://okaygrandesobsessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, ele é um YA, normalmente livros desse gênero nunca tem uma história forte, sabe? Uma história com contexto complicado e coisas assim. É um livro leve, fofo e apaixonante. Se quiser se divertir, leia ele. Obrigada por visitar, beijões!!

      Excluir