Resenha

Resenha: O desaparecimento de Katharina Linden.

domingo, março 02, 2014 Unknown 7 Comments

 No dia em que Katharina Linden desapareceu, Pia foi a última pessoa a vê-la com vida. O terror se espalhou pela cidade. Como uma garotinha de dez anos poderia desaparecer num lugar em que todos se conheciam? Pia está decidida a descobrir o que aconteceu com Katharina. No entanto, quando outra menina desaparece...


O livro conta a história toda na visão -mais velha- de Pia Kolvenbach -que na época tinha 10 anos- e morava em uma cidade minuscula (que por isso, todos sabiam da vida de todos) da Alemanha chamada Bad Münstereifel. Ela foi a ultima pessoa a ver Katharina Linden -uma menina que estudava na mesma escola que ela- desaparecer no Karneval quando todos estavam distraidos. Mas antes disso, Pia era ridicularizada na escola -principalmente por Tilo Koch-, por ser a menina cuja avó explodiu (o que na verdade foi um acidente, por causa de um fósforo e o laquê que ela usava) e todos se afastam dela, não querendo ficar perto por achar que poderia ser contagioso, e nem se sentar perto dela na sala de aula, todos...exceto Stefan -fedido- e nisso, eles criam um laço de amizade muito interessante, porque ora Pia odeia Stefan e ora sabe que ele é o seu único amigo. Depois do desaparecimento da pequena Katherine, Pia acha que tudo voltará ao normal depois de um tempo, mas aí...outra criança desaparece. E aí também entra todo o caos, a mãe de Pia -Kate- quer que ela se mude para a Inglaterra, porém o pai dela é contra. E nesse meio tempo, ela e a Stefan -fedido- fazem visitas ao Herr Schiller, um velho amigo da Oma de Pia. E ele conta várias e várias histórias para a eles, inclusive a de Hans, o Inabalável, que era um homem que expulsara vários gatos em formas de bruxas de um moinho que vivia, e que também dera liberdade a alguem que não tinha cabeça -apenas o cotoco dela- por apenas falar com ele. E então Pia e Stefan resolvem investigar os desaparecimentos já que, na opinião deles, a polícia não estava fazendo isso corretamente. E o principal suspeito deles, era Herr Düster, um velho que causava arrepioS a toda população. E com todo o desenrolar da história, Pia e Stefan ficam sabendo de várias outras histórias contadas por Herr Schille e fofocas contadas por Frau Kessel -a maior fofoqueira da cidade- e isso só vai os intrigando mais, até que Pia tem que viajar para a Inglaterra durante suas férias, para a casa de sua outra avó. Ela vai, e então é motivo de piada entre dois primos que moravam lá e eles dizem que ela iria se mudar pra lá, o que ela não acredita até ir falar com a avó e a tia, e elas ficam ''desconcertadas'' e enrolam a menina o máximo que podem. Depois de uma tempo desde a volta dela, sua mãe avisa que elas irão se mudar definitivamente para lá, e que ela e o pai de Pia iriam se divorciar, aí ela grita com a mãe, e vai para o quarto chorar, até que seu pai vai lá e a conforta. No dia seguinte ela e Stefan decidem entrar na casa de Herr Düster durante a noite, e depois que eles entram o livro fica com muito mais suspense e mistério...eles acham um poço estranho, e acidentalmente -ou talvez não tanto assim- Pia cai lá dentro e...acha os corpos das meninas desaparecidas, incluindo Gertrud -a filha também desaparecida de Herr Schiller- e ela entra em estado de pânico, mas logo depois se acalma pois já estava quase sem forças e quase tendo hipotermia, até que Stefan com a ajuda de outro alguém (que não irei contar, senão acaba a graça do suspense) conseguem tirar Pia de lá, e eles ouvem barulhos e vão atrás da pessoa que sequestrou as crianças, e depois disso, várias outras descobertas acontecem, até que Pia realmente se muda com a mãe e o irmão.

''- Hans, o Inabalável – murmurei diversas vezes, encostada na lã áspera da jaqueta, como se o nome em si fosse um talismã.
- Hans, o Inabalável. Por fim.''

Bem, esse livro era o que estava no topo da minha gigantesca lista de livros que eu gostaria de ler, o livro primeiramente me cativou pela capa que foi, sem dúvidas, a mais bonita e intrigante que já vi. Logo depois minha amiga também me indicou e eu li várias resenhas, até que...o achei na biblioteca da escola e quase tive um surto. O livro me prendeu do começo ao fim, e a autora conseguiu não deixar nenhuma parte solta no final, porem...não teve ''o final feliz'', mas foi bem explicado. Algo que ficou tipo ''wtf'' na minha cabeça é que dizem ''um romance'' e eu não vi absolutamente nenhum romance no livro, apenas a amizade de Stefan e Pia, mas ISSO NÃO FOI UM ROMANCE. Mas de qualquer forma...foi o primeiro livro de mistério -com desaparecimentos/mortes- que li, e bem...eu amei. É interessante sentir as emoções e os questionamentos -coisa que a personagem tinha muito- de Pia. O final -que eu n contei pra não estragar- me surpreende, mas do final da metade pro final do livro, eu meio que já esperava, mas de qualquer forma foi uma surpresa pela forma que a autora o revelou. E também, tem algumas palavras em alemão, o que me deixou boiando em algumas partes, mas sempre que não sabia o significado, eu ia até o glossário que tem no final do livro e olhava. Então, se você gosta de suspense, mistérios e coisas que atiçam sua curiosidade para saber o final, lhe recomendo esse livro.
''- Um sinal de forças malignas atuando na cidade - anunciou ele, evidentemente repetindo o que a avó dissera (...)''
Resenha por: Jhully.

You Might Also Like

7 comentários:

  1. Estou lendo ele.. gostando mto.. suspense,morte,terror,amizade,misterio *-*
    Amo mto tudo isso u.u

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo o livro e estou AMANDO! Ele é ótimo e como eu adoro temas que abordam suspense e essas coisas....ele me fascinou *-*

    ResponderExcluir
  3. Eu estou lendo ele e estou amando .. parabens para aleitora que venha o proximo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi... eu tenho o livro em mãos, mas percebi que tem uma página faltando, já tentei procurar em pdf, ou uma outra forma de ler online, mas não encontrei... Gostaria de saber se você poderia me mandar uma foto da página que falta, pode ser via WhatsApp ou Facebook, ficaria muito agradecido.... Qualquer coisa, me responde aqui! Obrigado!

      Excluir
    2. Vc sb em q tempo está esse livro?
      Psicológico ou cronológico??

      Excluir
  4. li esse livros há algum tempo, foi o melho livro que já li, exelente mesmo, e hoje assisti o filme Um Olhar No Paraíso, o que me deixou a questionar, é o fato desse filme parecer com o livro

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo este livro.. estou viciada.. nao vejo a hora de terminar 😍

    ResponderExcluir