LDS

Livro da Semana: Tristão e Isolda.

quarta-feira, fevereiro 26, 2014 Unknown 6 Comments


Meu rosto em teu olhar e, o teu no meu reflete. 
E do manto do rosto o coração se veste. 
Um par de hemisfério que melhor se complete. 
Onde há, sem norte ou declinante oeste? 
Em desigualdade tudo que morre está. 
Se nosso amor é um só e formamos um par; 
De Amor tão igual ninguém morrerá...

Era uma vez o rei Leonês, que morreu em combate. Sua viúva deu à luz um menino e o chamou de Tristão, porque na tristeza havia nascido. O menino foi criado por seu tio Marcos, rei da Cornualha, e se tornou um guerreiro bom e corajoso. Um dia Tristãofoi encarregado de descobrir uma esposa para Marcos. Num reino próximo ele encontrou a moça adequada - a princesa Isolda, a Loura - e a levou de navio para se juntar ao rei Marcos. Para garantir que os noivos se apaixonariam um pelo outro, a mãe de Isolda instruiu uma dama de companhia a fazê-los beber um filtro do amor. Mas, ainda durante a viagem, a moça serviu a poção mágica a Tristão e Isolda. Se já se sentiam mutuamente enamorados, a partir desse momento eles se uniram por uma paixão irreprimível e fatal. Isolda, a Loura, casou-se com Marcos. Tristão, por uma estranha coincidência, acabou se casando com uma moça de nome igual: Isolda das Mãos Brancas. Mas jamais puderam esquecer um do outro, e, movidos por esse amor do qual não conseguiam se desfazer, enfrentaram perigosas aventuras e até o fim mantiveram a esperança de permanecer juntos. O ciúme de Isolda das Mãos Brancas, entretanto, levará seu destino para as águas profundas da morte. A lenda de Tristão e Isolda, que há nove séculos vem sendo contada em todo o Ocidente, é de origem celta; surgiu entre os povos que habitavam a Irlanda, a Grã-Bretanha e a França. Com esta versão de Maria Nazareth Alvim de Barros, os leitores jovens têm acesso a uma das histórias de amor e aventura mais famosas de todos os tempos.

9º livro do desafio 52-52.
Mais sobre ele no decorrer da semana.

You Might Also Like

6 comentários:

  1. Era uma das minhas histórias preferidas nas aulas de literatura do colégio, porque todo ano algum dos professores cismava em passar o livro. Me lembra as tragédias Shakesperianas!

    Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara ele é maravilhoso Ana, eu ganhei ele do colégio do estado.
      Saudades, lá eu ganhava 3 livros por ano ~chora.
      Esse clássico realmente me ganhou!

      Excluir
  2. Esse livro é um clássico. Acho que apenas eu não li ainda hehe. Mas assim que puder vou inclui-lo na lista.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo é um livro muito bom, se tiver a oportunidade, leia!

      Excluir
  3. Nossa! Eu adoro essa história, mas nunca tive oportunidade de ler o livro. Vi apenas o filme e escutava com atenção os comentários nas aulas de literatura. Pretendo ler em breve... espero que tenha gostado da leitura.

    beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agora quero ler o livro, viu a opera? super demais!
      Leia sim, eu adorei. Foi tudo novidade pra mim, mas ele é demais.

      Excluir