C.A Saltoris,

Entrevista com a autora: C.A. Saltoris

domingo, novembro 17, 2013 Imperio Das series e livros 4 Comments

Esse sábado(16) o Império entrevistou a nossa nova parceira, C.A. Saltoris a autora do livro mais esperado (por mim mais ainda) Banshee: Os guardiões. Segue ai as perguntas e respostas. Spoilers e curiosidades. Espero que gostem (hehe).

Imperio das Series e Livros - O que inspirou você a escrever ?
C. A. Saltoris: Em geral? Eu não sei ao certo. Eu comecei a escrever ainda criança, mas eu acredito que era pelos mesmos motivos pelos quais eu escrevo hoje: porque eu gosto e porque eu gosto de observar o comportamento das pessoas, e chega uma hora que eu tenho uma certa necessidade interna de escrever sobre as coisas que eu vi, ouvi e senti. É uma espécie de terapia. 

Imperio das Series e Livros - Soube que o livro "Banshee - Os guardiões" é o seu quinto romance, tem ideias para mais algum romance além desse e a continuação ? 
C. A. Saltoris: Tenho, tenho sim. O próximo romance já está em andamento. Infelizmente, é um projeto sobre o qual eu ainda não posso falar muito, mas assim que eu puder, eu aviso! 

Imperio das Series e Livros - Tem contato com as fãs? 
C. A. Saltoris: Eu não sei se eu tenho fãs. (Risos) Mas se eu tiver algum(a) e ele(a) quiser entrar em contato comigo eu, com certeza, responderei com carinho. 

Imperio das Series e Livros -Você é atriz e uma ótima autora... e eu sou apaixonada pelas duas "áreas" bem assim dizendo e sei que muitas outras pessoas também são por isso gostaria de perguntar, para essas pessoas como eu (que adora teatro e escrever) qual das duas profissões você recomenda e por que ? 
C. A. Saltoris: Primeiramente, obrigada pelo elogio e confiança. Eu não recomendo nenhuma das duas! (Risos) E tenho colegas de profissão que dizem aos seus filhos para estudar outra coisa. Ambas as profissões tem um péssimo mercado de trabalho, e se você não é famoso as pessoas não te dão credibilidade. É complicado e é injusto. Ainda assim eu decidi (conscientemente, sabendo de todos os riscos) seguir carreira como atriz. Para quem quer serguir a carreira artística eu sempre digo: aprenda também uma outra profissão, tenha um plano B, porque se tudo der errado, você ainda tem como pagar seu aluguel e encher sua geladeira. Na vida – infelizmente – também é preciso ser prático e pé no chão, o que não significa que você não deva dar ouvidos aos seus sonhos. Dê ouvidos sim! Vai lá e tente, tente com garra, com fé; tente sempre dar o seu melhor, porque se você não tentar lutar por aquilo que você realmente quer fazer, irá se arrepender um dia. Eu não me arrependo de ter seguido esse caminho, por mais difícil que ele seja, eu sei que eu não seria feliz de outra maneira. Mas eu aprendi outra profissão: eu também sou jornalista. 

Imperio das Series e Livros -Para gostar de escrever, obviamente tem que gostar de ler (assim espero né), então você lê desde quando ? Já teve algum livro que marcou ? 
C. A. Saltoris: Eu também espero que todo mundo que escreva leia. Ler é importantíssimo para quem escreve. Eu leio desde que eu aprendi o be-a-ba! (Risos) Esses dias a minha mãe me enviou uma foto de quando eu tinha uns seis anos, e lá estava eu com um livro na mão. Sempre fui assim, até hoje. Hoveram muitos livros que me marcaram, e como eu já citei o Pedro Bandeira, vou citar hoje “Wintersmith” do Terry Prachett. Eu li já faz um ano e ainda sinto falta dos personagens. 

Imperio das Series e Livros -Na obra "Banshee - Os guardiões" tem algo nele que você acrescentaria ? E que você descartaria? 
C. A. Saltoris: Eu nunca estou satisfeita com o que eu faço e toda vez que eu leio tem algo que eu quero acrescentar ou tirar, mas tem uma hora que não dá mais para ficar alterando, aí eu paro de ler. (Risos) Mas eu acredito que (mesmo com a minha excessiva auto-crítica) eu posso afirmar que eu disse tudo o que eu queria dizer sobre e com essa história, com as palavras, pensamentos e possibilidades que eu tenho hoje; daqui há dez anos eu, certezamente, escreveria o livro de uma maneira totalmente diferente. Mas eu acredito que eu alcancei aquilo que eu poderia alcançar com a maturidade e conhecimento que eu tenho agora e a Saltoris de amanhã entenderá isso, e escreverá suas próprias histórias, mais maduras e mais cheias de experiência de vida. Eu diria: eu fiz o que eu podia. 

Imperio das Series e Livros -Em "Banshee - Os guardiões" você tem algum personagem favorito (eu sei hehe), conte mais sobre ele, e oque espera dele nos próximos livros ? 
C. A. Saltoris: Você leu a outra entrevista, né? (Risos) Capitão Lugh, claro! Lugh tem um passado triste, ele era filho de um famoso ferreiro na cidade de Shanrúa aos arredores da capital Cillighan, sua família inteira foi vitima da guerra. Ainda criança ele foi levado pelos Grandes Reis (Eleanor e Riley) para viver no castelo real na capital, lá ele aprendeu a ser um soldado e fez um nome do Exército Real. No início do livro ele tem seus quarenta anos, é um homen bonito, sério e amargurado e o capitão do exército. Bem, eu sei que ele é uma das personagens que mais tem história para contar e ela é desenvolvida aos poucos do decorrer dos três livros. Ele tem pesadelos que o aterrorizam a muitos anos e que pioraram desde a chegada da princesa Brianna em Banshee. 

Imperio das Series e Livros -Que dica daria para pessoas como eu que escreve um livro ? 
C. A. Saltoris: Ler, ler, ler. E observar o comportamento das pessoas (sem julgar, só observar, hein), obserar situações, o clima, a temperatura, as cores, os sabores... Tudo isso ajuda na hora de descrever, criar situações e personagens.

Imperio das Series e Livros -Que tipo de genero literário mas te agrada ? 
C. A. Saltoris: Eu leio de tudo, mas eu tenho um fraco por policiais e suspense. 

Imperio das Series e Livros -Oque espera da nossa nova parceria ? 
C. A. Saltoris: Respeito e harmonia, o resto a gente inventa. 

Imperio das Series e Livros -Poderia dar mais algum spoiler sobre "Banshee - Os guardiões" ? 
C. A. Saltoris: Banshee, provavelmente, não é aquilo que as pessoas esperam que seja ao ler o título, sabendo se tratar de um romance na categoria Fantasia. A Trilogia da Salvação não é uma história sobre Bem e Mal, ela é uma história sobre comportamento humano, sobre pré-conceito, sobre como o desamor na Terra está destruindo o planeta e, principalmente, sobre o tratamento que as mulheres recebem na nossa sociedade, quase que absolutamente patriarcal. Mais um spoiler que não é bem um spoiler é: Banshee é um outro planeta e eu queria usá-lo como “espelho” da Terra; o livro só é de Fantasia porque eu, pessoalmente, não gosto de sci-fi, então eu tive que transformar as naves espaciais em portais invisiveis e as máquinas e a tecnologia em magia e cavalos alados falantes. Ou seja, o gênero Fantasia não foi planejado, foi uma saída, mas eu fiquei satisfeita com ela. Estar em Banshee me faz feliz. Eu queria morar lá. (Risos) 

Imperio das Series e Livros - Algum personagem dos seus livros se parece com alguém que você conhece ? 
C. A. Saltoris: Ah, sem sombra de dúvidas! Mas se eu falar quem e porquê, eu perco alguns – muitos – amigos. 

Imperio das Series e Livros - A personagem principal de "Banshee - Os guardiões" se parece contigo ? 
C. A. Saltoris: Me pegou! (Risos) Sim, parece! Para ser mais exata, Brianna somos eu e a minha irmã fundidas em uma só pessoa. Não foi de propósito, aliás, eu só percebi que ela era parecida comigo quando pessoas que me conhecem – bem – leram o livro e me disseram que ela era eu, aí que eu fui perceber que eles tinham razão. Eu, particularmente, acho que ela é muito mais parecida com a minha irmã do que comigo, mas eu não vou dizer em quais situações, nem quem é quem, porque aí já é revelar muito sobre a nossas personalidades complicadas.

Então já deu pra perceber um pouco mais sobre o livro né ? acho que esse mundo que ela criou no livro, um lugar chamado Banshee, os per sonagens, a história em si. A autora, sua paixão por leitura, e suas profissões; ótimas dicas. Queria novamente agradecer a Saltoris por  disponibilizar essa entrevista ao blog... e logo terá mais noticia sobre por aqui. 

Quer ver a entrevista que Junior Menezes fez com Saltoris ? >>aqui está<<
Mais sobre seu trabalho tem no site Saltorislivros 
e a sinopse do livro aqui no site.

Espero que tenham gostado e comentem ai oque acharam.
Comentem oque acharam e quem quiser e puder leia o livro dela.


You Might Also Like

4 comentários:

  1. Olha que eu nem tinha visto a entrevista.
    Muito obrigada pelo espaço no seu blog, Isabella.
    Que tenhamos uma bela parceria. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, na verdade foi minha culpa por nem ter lembrado que eu já havia postado, mas fico muito feliz com a parceria, agradeço a entrevista, e ainda terá muitas coisas sobre suas obras aqui, pode esperar (:
      Beijos e sucesso a nossa parceria!

      Excluir
  2. Ótima entrevista!!! Parabéns a C.A. Saltoris e ao Blog!!!Entrevistas sempre ajudam a divulgar o trabalhos de autores!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A próxima entrevista do Império poderia ser com o querido autor Junior Menezes oque acha ? kkkk.
      C.A Saltoris é realmente uma ótima autora isso não tenho duvidas, e desejo o mais sucesso a ela e suas obras!
      Beijos e obrigada.

      Excluir